Saúde alerta municípios para o risco de coinfecção de dengue e Covid-19

Saúde alerta municípios para o risco de coinfecção de dengue e Covid-19

Destaque Paraíba
Joaquim
8 de fevereiro de 2021
99

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta segunda-feira (8), uma Nota Informativa alertando os municípios para o risco de coinfecção de dengue e Covid-19. O documento técnico visa apresentar recomendações para o fortalecimento da notificação oportuna, conduta clínica e organização dos serviços de saúde frente a casos suspeitos dos agravos em um possível cenário de epidemias simultâneas.

De acordo com o documento, a dengue apresenta um padrão estabelecido de sazonalidade com aumento de casos e óbitos. A técnica da SES responsável pelas arboviroses, Carla Jaciara, explica que isso acontece por esse ser o período de maior pluviosidade, temperatura e fatores sociodemográficos que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Ela afirma que desde o início da pandemia da Covid-19, observa-se uma diminuição dos registros de casos prováveis, casos graves e óbitos de dengue.

“Isso pode ser consequência de subnotificação ou atraso nas notificações das arboviroses que pode ser explicada de algumas maneiras como a mobilização das equipes de vigilância e assistência diante do enfrentamento da emergência da pandemia da Covid-19 ou o receio da população em procurar atendimento em uma unidade de saúde. Lembramos que a sintomatologia de dengue e Covid-19 se parecem muito. Então, é de fundamental importância essa procura ao serviço de saúde, para que os casos prováveis de arboviroses possam ser identificados, em especial os casos de dengue”, pontua.

Segundo o Boletim 01 de 2021, até a 3ª Semana Epidemiológica (SE), a Paraíba registrou 155 casos prováveis de Dengue, 33 casos prováveis de chikungunya e três pelo vírus zika notificados. Os dados evidenciam redução dos casos de arboviroses, quando comparado com o mesmo período de 2020. As regiões com maior incidência são a 13ª, 4ª e 15ª Região de Saúde, localizadas no Sertão, Borborema e Agreste, respectivamente. Sobre os óbitos, até a SE 53 de 2020, houve 25 registros suspeitos por arboviroses, sendo quatro casos como confirmados por dengue nos municípios de Sapé, Santa Rita, Riachão do Bacamarte e Aroeiras, quatro casos confirmados por chikungunya nos municípios de João Pessoa, Malta e Areial. No ano de 2021, até a 3ª SE, não houve sinalização de óbito suspeito ou confirmado para nenhuma das arboviroses.

Diante deste cenário, a SES pontuou algumas orientações para os serviços de vigilância epidemiológica como: Alertar que as arboviroses e a Covid-19 podem apresentar importantes semelhanças clínicas e laboratoriais; Paciente com suspeita de arboviroses que também apresentar critério de suspeita de Covid-19 deve ser notificado e investigado para ambas as doenças; Orientar a população sobre medidas de prevenção, sinais e sintomas de arboviroses e Covid-19, incluindo sinais de agravamento da doença.

A Nota Informativa alerta ainda para a vigilância laboratorial, orientando na coleta oportuna de amostras clínicas, sendo necessário seguir as recomendações sobre as datas de coleta e fluxos de envio de amostras preconizados. Considerando a vigilância ambiental, a SES também recomenda visitas domiciliares de rotina para controle das arboviroses a serem realizadas pelos agentes de combate a endemias (ACE), respeitando os protocolos de segurança para Covid-19. A Nota Informativa completa pode ser acessada pelo link: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/arquivos/nota-informativa-ndeg-02.pdf.

Secom-PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.