UEPB pode usar apenas Enem

24/07/2013 12:20

Universidade Estadual da Paraíba estuda possibilidade de adotar o Enem como forma de entrada, as mudanças começariam em 2015.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) estuda extinguir o vestibular e adotar exclusivamente a nota do Enem para ingresso na instituição a partir de 2015. Atualmente, das 5.768 vagas ofertadas pela universidade, metade são preenchidas através do vestibular tradicional e as demais 2.884 através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), este modelo não deverá se repetir a partir no que vem. Isso porque o processo de seleção para ingressar na instituição de 2015 em diante poderá adotar apenas a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo.

Esta é uma possibilidade que começou a ser debatida e que o reitor, professor Rangel Junior, acredita que seja inevitável implantar tal metodologia de seleção para as vagas de graduação a partir do Vestibular 2015. “Estamos trabalhando nessa linha para substituir o atual modelo de seleção para um que destine 100% das vagas a partir da Seleção Unificada. Vamos começar a pautar essa discussão para que possamos, no ano que vem, decidir se o Vestibular 2015 já sofrerá essa mudança”, explicou.

Para essa alteração ser confirmada, o reitor acrescentou que irá apresentar o projeto de mudança do vestibular ao Conselho Universitário (Consuni) e ao Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Em breve o assunto irá entrar na pauta de reuniões. “Essa conversa já vem sendo amadurecida há algum tempo. Mas em breve irá entrar na pauta dos conselhos essa discussão e apresentaremos o projeto para que haja essa mudança”, disse o reitor, destacando as melhorias que a universidade poderá proporcionar a partir desse novo modelo.

“Com a adesão de 100% de nossas vagas a partir do SiSU, a UEPB irá contribuir para fortalecer a política de educação para o Ensino Médio. Será a partir dessa política de apoio que os conteúdos que os candidatos precisam estudar serão unificados, já que eles não terão que vivenciar um conteúdo diferente para cada vestibular que irão prestar”, asseverou o reitor Rangel Junior ressaltando que o Vestibular 2014 continua com sua metodologia de avaliação sem qualquer alteração.

Se essa metodologia de avaliação do vestibular da UEPB for confirmada pelos conselhos da instituição no ano que vem, a Comissão Permanente de Concursos, antiga Comissão Permanente de Vestibular (Comvest), irá concentrar seus serviços na realização de concursos públicos de prefeituras e outras instituições. Segundo Rangel, não haverá alteração nas atividades da Comissão, uma vez que ela continua com suas atribuições normais. (Colaborou Luzia Santos)

PROVAS LACRADAS

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou ontem que todos os malotes de provas do Enem 2013 receberão lacres com GPS. Ao todo, 63,34 mil malotes serão distribuídos em 1.661 municípios do país neste ano. No ano passado, só 10 mil dos 50 mil malotes foram lacrados e controlados pelo governo. A prova será dias 26 e 27 de outubro.

Fonte: Jornal da Paraíba