Samu 192 Regional de Piancó promove capacitação para socorrista usar motolância

12/07/2013 14:24

Durante a manhã desta sexta feira (12), nas dependências da Câmara Municipal de Piancó, alguns socorristas e profissionais do Samu de Piancó atendendo exigências a nível nacional, começaram a se capacitar  para atuar de forma segura e dinâmica no desenvolvimento de condutores das motocicletas (Motolância).

Segundo o instrutor da capacitação, o coordenador do núcleo de educação e urgência, Antonio Lima, a necessidade de uma resposta rápida e segura, que possa ser mais eficaz no atendimento as vitimas solicitantes dos serviços do 192 faz necessário, e por isso, constantemente as equipes do Samu passam por essas capacitações. Daí a necessidade de preparar os profissionais para utilizarem os novos mecanismos de socorro, a exemplo das Motolâncias.

A capacitação que alem da parte teórica, também trabalha a parte pratica. Utilizando as Motolâncias os socorristas se familiarizam com o novo transporte de socorro. A Motolância já circula no município atendendo chamadas onde se exija a necessidade para atender  vitimas de traumas. Nesses casos, a Motolância é acionada e designada de imediato para o local do atendimento que geralmente é em localidade de difícil acesso onde a ambulância demoraria mais tempo a chegar. O profissional do Samu vai fazer os primeiros procedimentos reduzindo o sofrimento, prevenindo complicações e dando suporte para as Ambulâncias que chegaram em seguida. Nesses casos a Motolância faz a diferença no tempo-resposta.

Ainda na ocasião, nosso site foi informado que o Samu de Piancó já conta com duas Motolâncias, inclusive uma delas chegou recentemente e que a Coordenação Geral está trabalhando com o gestor municipal para aquisição de outras ferramentas para aprimorar e dar mais operacionalidade aos serviços do Samu Piancó. O 192 (Samu) pode ser solicitado por todos aqueles que necessitem dos serviços, e é necessária a conscientização para evitar trotes.

Por: Vale News PB