Piancó: Criador prepara silo para guardar ração animal usando sacos

09/07/2013 16:11

A busca de novas alternativas de armazenamento de ração animal levou o agricultor João Garcia da Nóbrega, do sítio Carnaúba Torta, em Piancó, a preparar silagem usando sacos para guardar feno que será usado para suprir a escassez de pastagem em períodos de longa estiagem.

Segundo o extensionista Nilson Brito, da Unidade Operadora da Emater em Piancó, há expectativa de que essa nova experiência dê resultados positivos, porque trará redução de custos e facilita a manutenção.

São quatro silos que estão sendo construídos, dos quais três já estão prontos. O criador destacou o apoio recebido do Governo do Estado, por meio da Emater, cujos extensionistas, sempre que solicitados, prestam assessoria na condução de suas atividades.

O criador João Garcia Nóbrega trabalha com gado da raça Gir Leiteiro, destinado principalmente à reprodução de tourinhos para a revenda a outros agricultores e nas feiras e exposições de animais da região, mas também tem uma produção de leite que comercializa para as usinas de beneficiamento existentes no Estado.

O técnico da Emater destacou que o criador segue todas as orientações e tem buscado alternativas para manter seu rebanho alimentado mesmo em face de longas estiagens. Ele mantém uma reserva de ração a partir do cultivo de capim elefante. Nos silos, que agora estão sendo preparados são usados milho e sorgo forrageiro cultivados na propriedade.

Fonte: portalasn