Mais de 284 mil bovinos não são vacinados contra aftosa na Paraíba

16/07/2013 11:20

Cerca de 21% do rebanho não realizou primeira etapa de vacinação.
Secretário afirma que produtores atrasaram notificação.

Após o encerramento da primeira etapa da campanha de vacinação do gado contra a febre aftosa, mais de 284 mil animais não foram vacinados na Paraíba. De acordo com a Defesa Agropecuária estadual, o número representa 21,06% do rebanho de 1.349.926 bovinos nas terras paraibanas. Os produtores que não vacinaram o rebanho podem ser excluídos dos programas governamentais voltados para auxílio à pecuária.

A segunda etapa de vacinação está marcada para novembro deste ano. Apesar de vendidas 1,2 milhão de vacinas nesta primeira fase, apenas 1.065.674 animais foram notificados como vacinados. Para o secretário Marenilson Batista, houve atraso de alguns produtores que vacinaram o gado mas não notificaram a Secretaria de Desenvolvimento da Pesca e Agropecuária.

“Esse dado nos indica que muitos produtores vacinaram seus animais, mas não chegaram a notificar a vacinação nos escritórios da Defesa no prazo correto. É por isso que nossas equipes já estão em busca destes produtores inadimplentes para atualizar o sistema e elevar o índice de vacinação”, afirmou.

 

Os produtores que não notificarem a vacinação do seu rebanho serão excluídos de participar de qualquer programa voltado para a pecuária, a exemplo da venda subsidiada da ração animal feita pela Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços (Empasa). De acordo com dados da Defesa Animal, dos 71.528 produtores do estado, 22.949 ainda se encontram inadimplentes.

Fonte: G1PB