Jovens chegam de todas as partes do mundo e lotam Copacabana antes da JMJ

21/07/2013 21:14

Jovens chegam de todas as partes do mundo e lotam Copacabana antes da JMJ  Christopho Simon/AFP

Quem saiu de casa neste domingo (21) e foi ao centro e à zona sul da cidade do Rio se deparou com milhares de turistas, de diversas nacionalidades, que chegam para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento, que começa na terça-feira (23), é maior encontro de jovens católicos do mundo e terá a presença do papa Francisco, que desembarca no Brasil amanhã (22). Ver Francisco, em sua primeira viagem internacional desde que assumiu o papado, é a principal expectativa de todos os peregrinos que chegam de ônibus e avião. Muitos ficarão na capital fluminense até o fim desta semana. A previsão da prefeitura é receber 800 mil turistas, a maior vinda da, Argentina.

Além da proximidade com o Brasil, o fato de o papa ser argentino motiva a vinda de peregrinos do país vizinho. Para realizar o desejo de ver o pontífice, o portenho Juan Salas, 15 anos, desembarcou quarta-feira (17) em terras cariocas. Ele brinca com o 'ciúme' de brasileiros pelo fato de o papa ser argentino e vê com grande ansiedade a possibilidade de compartilhar sua fé com jovens de tantos países, de culturas tão diferentes.

- Para mim, é uma grande honra ser argentino como o papa- diz.

A mais animada de um grupo de norte-americanos do Texas, Jessica Mendez, de 16 anos, que nasceu em El Salvador e atualmente mora nos Estados Unidos, traduz a importância do momento:

- Estou muito animada para dividir minha fé com a juventude de todo o mundo e também para ver o papa em sua primeira aparição para os jovens. Sinto que serei parte da história -declara.

Jessica veio o Brasil com mais 12 jovens peregrinos da Igreja Católica St. Elizabeth e encarou uma viagem de quase um dia, junto com seus monitores, dois adultos. Todos querem ver o papa e, nas horas vagas, aproveitar a cidade.

- Vamos à praia, com certeza, talvez, ao Cristo Redentor - conta.

Do Brasil, grupos de vários estados também se cruzam na orla de Copacabana, que já está pronta para receber eventos da jornada.

Fonte: AGENCIA BRASIL