Itaporanga: 13º BPM aponta queda na criminalidade no 1º semestre no Vale do Piancó

09/07/2013 17:05
O 13º Batalhão de Polícia Militar fez um balanço sobre a segurança pública no 1º semestre de 2013 na região do Vale do Piancó. O 13º BPM integra 18 municípios da Região do Vale do Piancó, entre eles: Olho D`Água, Piancó, Coremas, Igaracy, Aguiar, Santana dos Garrotes, Itaporanga, Nova Olinda, Pedra Branca, São José de Caiana, Serra Grande, Boa Ventura, Diamante, Curral Velho, Santana de Mangueira, Ibiara, Conceição e Santa Inês. 
 
De acordo com o comando do 13º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Itaporanga, as ocorrências registradas foram em menor número se comparadas a 2012.  Roubos e homicídios diminuíram. "Com as operações desenvolvidas  percebemos um declínio nos índices de criminalidade, principalmente nas modalidades HOMICÍDIO e ROUBO em toda a região do Vale do Piancó, no primeiro semestre deste ano. Temos casos pontuais de violência em alguns municípios, mas já iniciamos várias operações nessas localidades, e, vamos intensificar ainda mais as ações no sentido de oferecer uma maior sensação de segurança a população. De uma maneira geral, ou seja, na região do Vale do Piancó como um todo, o balanço no primeiro semestre deste ano é bastante positivo, pois os dados indicam uma queda drástica nos números da violência", frisou o major Jurandy, comandante do 13º BPM. 
 
Dados estatísticos demonstram queda da criminalidade Homicídios e tentativas Em 2012 até junho haviam sido registrados 16 homicídios, já em 2013 foram 8. Uma redução de 50%. Houve também uma diminuição nas ocorrências de TENTATIVA DE HOMICÍDIO, em 2012 foram registradas 17 ocorrências no 1º semestre, enquanto que este ano no mesmo período o registro foi de 14 ocorrências (diminuição de 18%) Roubos Os roubos também apresentaram queda. 
 
Enquanto que no primeiro semestre de 2012 foram registrados 12 roubos, este ano no mesmo período a PM registrou apenas 7 ocorrências deste tipo. Uma redução de 42%. Especificamente sobre os roubos a agências bancárias, a redução foi de 100%. Enquanto que no 1º semestre de 2012, aconteceram 2 roubos a bancos, este ano não houve registro desse tipo de ocorrência. 
 
Lesão Corporal As ocorrências de LESÃO CORPORAL diminuíram este ano de 82 para 70, portanto uma redução de 14,64%. Disparo de arma de fogo em via pública Ainda neste 1º semestre de 2013, foram registradas 8 ocorrências de DISPARO DE ARMA DE FOGO, contra 9 no mesmo período do ano passado. (redução de 11%)
 
Fonte: Portal ASN com 13ºBPM