Governo do Estado divulga editais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor 2016

16/02/2016 15:40

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), divulgou nesta sexta-feira (12), no Diário Oficial do Estado (DOE), os editais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor 2016. Os prêmios têm o objetivo de fomentar, selecionar, valorizar e premiar as práticas pedagógicas e experiências administrativas exitosas executadas nas escolas públicas estaduais de Educação Básica, por professores e demais profissionais de educação em exercício, que, comprovadamente, estejam tendo sucesso no enfrentamento dos desafios no processo de ensino e aprendizagem.

Leia mais notícias no Portal Araruna Online

O prêmio Escola de Valor contempla com o 14º salário todos os funcionários das escolas premiadas: gestores, merendeiras, professores, porteiros, vigias entre outros. Já o prêmio Mestres da Educação possibilita que professores com projetos premiados sejam beneficiados com o 14º salário e caso estejam lotados nas escolas já contempladas com o Prêmio Escola de Valor também recebem o 15º salário. Para serem contemplados, os projetos inscritos precisam atender aos critérios previstos no edital e atingir pontuação mínima igual a 7,0 (sete). Nos últimos cinco anos, os dois prêmios contemplaram 57.785 servidores em um investimento de R$ 103.673.132,58.

Escola de Valor – O prêmio Escola de Valor estabelecerá como critérios para seleção, a apresentação de quatro instrumentos que deverão fazer referência às diversas dimensões da Gestão Escolar: Projeto de intervenção pedagógica; Relatório de execução do projeto; Documentos comprobatórios e Autoavaliação com justificativa.

Todas as escolas da rede pública estadual de Educação Básica podem participar, desde que preencham os requisitos presentes no edital, em especial, no que diz respeito ao envio de Formulário de Inscrição, Projeto de Intervenção Pedagógica (a ser desenvolvido no ano de 2016), Relatório de Execução do Projeto, Documentos Comprobatórios, Autoavaliação e Justificativa.

A inscrição para o prêmio Escola de Valor acontecerá de 1 a 15 de abril de 2016, no site da Secretaria de Estado da Educação (www.paraiba.pb.gov.br/educacao), exclusivamente por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico e envio do Projeto de Intervenção Pedagógica. Este procedimento é condição indispensável para a emissão do comprovante com número que identifica e confirma a inscrição da escola no prêmio.

O envio do dossiê (relatório de execução do Projeto de Intervenção Pedagógica, documentos comprobatórios, autoavaliação e justificativa) das escolas da rede pública estadual que tiveram inscrição homologada no processo seletivo ocorrerá de 17 a 28 de outubro, mediante identificação do número de inscrição da escola no prêmio. Este procedimento é condição indispensável para a emissão do comprovante com número que identifica e confirma a participação da escola.A homologação da participação das escolas ocorrerá no dia 4 de novembro no site (www.paraiba.pb.gov.br/educacao), após confirmado o envio do dossiê.

De 4 a 30 de novembro, acontecerá a análise do Projeto de intervenção pedagógica e dossiê pela Comissão Estadual de Avaliação do prêmio e no dia 10 de dezembro será realizada a divulgação das escolas da rede pública estadual contempladas com o Prêmio Escola de Valor.

Mestres da Educação – O prêmio Mestres da Educação terá como critérios para seleção a apresentação de quatro instrumentos que deverão fazer referência a boas práticas docentes frente aos desafios do processo de ensino e aprendizagem e que possibilitam o sucesso escolar dos estudantes: Projeto do professor; Relatório de execução do projeto; Documentos comprobatórios e Autoavaliação com justificativa.

Todos os professores em efetivo exercício de suas funções, com carga horária de sala de aula registrada no Sistema de Acompanhamento de Pessoal – SAP e lotados nas escolas públicas estaduais de Educação Básica estão aptos a se inscreverem e concorrerem ao prêmio Mestres da Educação. A inscrição para o prêmio ocorrerá também no período de 1 a 15 de abril no site da Secretaria de Estado da Educação (www.paraiba.pb.gov.br/educacao), exclusivamente por meio de preenchimento de formulário eletrônico e envio do projeto do professor a ser desenvolvido no ano de 2016.

A homologação da inscrição dos professores das escolas públicas estaduais de Educação Básica no prêmio acontecerá no dia 29 de abril no site (www.paraiba.pb.gov.br/educacao). O envio do dossiê (relatório de execução do projeto, documentos comprobatórios, autoavaliação e justificativa) dos professores que tiveram inscrição homologada no processo seletivo ocorrerá no período de 17 a 28 de outubro, a mediante identificação do número de inscrição do professor.

A homologação da participação dos professores será divulgada no dia 4 de novembro no site (www.paraiba.pb.gov.br/educacao) após confirmado o envio do dossiê. De 4 a 30 de novembro, acontecerá a análise do projeto e dossiê pela Comissão Estadual de Avaliação do prêmio e no dia 10 de dezembro será realizada a divulgação dos professores da rede pública estadual de Educação Básica contemplados com o Prêmio Mestres da Educação.

Confira os editais:

Edital Escola de Valor 2016

Edital Mestres da Educação 2016