Fiéis lotam Copacabana em cerimônia com o papa

25/07/2013 18:32

Papa diz que festa de amparada no Rio de Janeiro foi 'inesquecível'

Os jovens acolheram o papa como se fosse uma estrela do pop, entre cantos e gritos e com milhares de bandeiras de seus países de origem. 'Esta é a juventude do papa' foi um dos lemas mais ouvidos.

"Sempre ouvi dizer que os cariocas não gostam do frio e da chuva, mas vocês estão mostrando que a fé de vocês é mais forte do que o frio e a chuva. Parabéns!",  brinca o papa no começo de seu discurso.

Milhares de fiéis estão na praia de Copacana, onde o papa Francisco faz sua primeira participação oficial na Jornada Mundial da Juventude. Francisco chegou às 17h15 horas no Forte de Copacabana, e desfilou pela avenida Atlântica no papamóvel até o palco no Leme. Lá é celebrada a cerimônia de Acolhida, com público estimado em mais de 1,5 milhão de pessoas.

No início de sua fala, o papa pede um minuto de silêncio pela morte de um fiel na Guiana Francesa, que morreu em acidente de automóvel. Ele estava com um grupo que viria para a Jornada Mundial da Juventude no Rio.

"Bote fé que a vida terá um sabor novo", recomenda papa Francisco durante aMissa da Acolhida. pontífice é aplaudido pela multidão em Copacabana. "Bote fé, bote esperança e bote amor", completa.

Jovens fazem homenagem à Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, durante Missa da Acolhida, em Copacabana. Apresentação remete à história dos pescadores que encontraram imagem da santa no rio.

Pontífice abençoa imagem de Nossa Senhora de Aparecida levada por atores que participaram do espetáculo.