Em visita a Aparecida, Papa celebra sua primeira missa pública no Brasil

24/07/2013 11:00

Papa Francisco visita Aparecida

AO VIVO: Papa faz oração em Basílica (Papa faz oração em Basílica; siga (Papa faz oração em Basílica; siga (Reprodução)))

Antes de rezar missa em Aparecida, Francisco venera imagem da Virgem Maria.

 

AO VIVO: Papa reza missa em Aparecida (Reprodução)

 

PAPA (Foto: AP)O Papa Francisco visita Aparecida (SP) nesta quarta-feira (24) e celebra sua primeira missa pública desde que chegou no país há dois dias. A celebração em português no Santuário Nacional, considerado um dos maiores templos católicos do mundo, deve ser acompanhada por pelo menos 200 mil fiéis - a maioria vai assistir a cerimônia por meio de telões instalados na parte externa da basílica.

É a segunda vez que o pontífice argentino vai à cidade em uma agenda de compromissos prevista para durar sete horas – das 9h30, quando deve chegar ao estacionamento da basílica, às 16h30, quando vai retornar ao Rio de Janeiro. Ainda como cardeal Jorge Mário Bergoglio, o pontífice participou em 2007 de um evento da Igreja Católica na cidade, ocasião em que também presidiu uma missa na basílica.

A viagem do Papa Francisco do Rio de Janeiro a Aparecida será dividida em dois momentos. Em um avião, o Papa saírá do Rio de Janeiro às 8h45 e vai desembarcar às 9h15 em São José dos Campos,  distante 81 quilômetros de Aparecida. Em São José dos Campos, o pontífice irá embarcar em um helicóptero para ir a Aparecida. A 'escala', que não estava prevista inicialmente, será necessária por conta das condições climáticas. O desembarque vai ocorrer no aeroporto que fica nas dependências do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCTA).

Mobilização
Além dos romeiros, a visita do Papa mobiliza um efetivo de mais de cinco mil homens – entre membros das Forças Armadas que vão cuidar da segurança na cidade,  socorristas que vão atender no hospital de campanha instalado nos fundos do santuário e jornalistas.

Há pelo menos três meses, lojistas, figureiras e fabricantes de imagens religiosas se preparam para este dia. Já os romeiros começaram a chegar na cidade na terça-feira (23). Alguns foram para dormir no estacionamento da basílica, a fim de garantir uma vaga para assistir a missa no interior do santuário.

"Fizemos uma força-tarefa para preparar a cidade e deu tempo de fazer tudo que havia sido planejado. Agora, só estamos meio ansiosos com o tempo. Se chover, não sei como o Papa fará o trajeto de papamóvel com um carro aberto", afirmou o vice-prefeito de Aparecida, Ernaldo César Marcondes (PDT).

Ponto Alto
Além da missa, o momento mais esperado da visita, previsto na agenda oficial do Vaticano, é a bênção que o pontífice dará aos fiéis na Tribuna Bento XVI após a missa no Santuário, por volta do meio-dia. Durante a bênção, está previsto que junto com os fiéis o pontífice faça uma oração à Nossa Senhora Aparecida.

A bênção deve ser o ponto alto da visita porque o Papa decidiu fazer a missa dentro do Santuário, o que limita a 12 mil o número de fiéis que irão assistir a celebração dentro da basílica. A maioria dos católicos vai acompanhar a missa pelos quatro telões que serão colocados na parte externa.

Outro momento bastante aguardado pelos romeiros é o trajeto de 1,1 quilômetro de papamóvel que o Papa deve fazer entre o Santuário e o Seminário Bom Jesus, onde irá almoçar e descansar à tarde. O mesmo trajeto será feito horas depois, às 16h, quando ele irá voltar ao estacionamento da Basílica para retornar ao Rio de Janeiro, onde deve permanecer até domingo (28).

Fonte: G1