Coordenadora de Saúde Mental da Paraíba realiza capacitação em Piancó

09/08/2013 00:36

A prefeitura de Piancó através da Secretaria municipal de saúde realizou com os trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial e dos Caps um encontro entre a atenção básica e saúde mental. O evento contou com a participação da Coordenadora de Saúde Mental da Paraíba Shirlene Queiroz. Durante o intervalo do evento ela concedeu uma entrevista exclusiva ao Vale News PB.

 

Ela começou falando que recebeu o convite do Secretário de Saúde de Piancó Ruclenato Gomes e informou que atenção básica são os serviços prestados através do NASF e pelas equipes de saúde da família, os PSFs. Já a saúde mental é uma rede de atenção psicossocial que cuida de usuários com transtorno psíquico ou mental ou problemas de saúde em decorrência do uso de álcool e drogas e enfatizou que atualmente não somente os CAPS cuidam desses usuários. Mas, uma rede composta de sete componentes, entre os quais estão à atenção básica através do NASF, as equipes de saúde da família, os CAPs, as unidades de acolhimento, os leitos em hospitais de forma geral e os serviços residenciais terapêuticos.

Ela disse que toda a região precisa se organizar para realizar esse trabalho e enfatizou a participação dos demais municípios que integram o Vale do Piancó na busca pelos resultados. Ela lembrou que na semana anterior havia participado de uma reunião com os secretários municipais de saúde do Vale do Piancó, enfatizando que os usuários dessa Rede recebessem atendimentos na região e que não se deslocassem para outros centros.

 

A Coordenadora de Saúde Mental no Estado Shirlene Queiroz Informou que em breve o CAPS Álcool e Drogas e o CAPS Transtorno Mental funcionarão 24 horas e que inclusive já receberam recursos para o serviço. Ela disse que já conhece a Rede de serviços de Piancó elogiando o setor e destacou o trabalho desenvolvido no CAPSi que criou uma cooperativa familiar aonde fabrica e comercializa trufas e chocolates para uma escola, prefeitura local e população local.

 

Shirlene Queiroz concluiu a entrevista informando que vai potencializar os leitos de saúde mental do Hospital Wenceslau Lopes de Piancó. Para isso haverá capacitação dos funcionários e a liberação de mais recursos, além de outras conquistas e que o local vai continuar recebendo usuários de toda a região.

Fotos da Primeira Reunião Ampliada de Saúde Mental:

 

 

Vale News PB