Ameaça de Maranhão à vaga de deputado federal de Benjamin racha a família do ex-governador

16/07/2013 10:12

A alegria estampada nos rostos dos membros da família Maranhão vista nessa foto é coisa do passado. A divisão que permeia o PMDB agora chegou ao clã que comanda o partido desde a derrota que José Maranhão impôs ao grupo Cunha Lima. A cizânia decorre da ameaça do ex-governador concorrer a uma vaga na Câmara Federal, onde está o sobrinho Benjamin Maranhão.

Em 2006, ele viveu o drama de abandonar uma reeleição virtualmente garantida para salvar a candidatura do tio. Acusados de envolvimento com a ‘Máfia dos Sanguessugas’, Benjamin e Ney Suassuna se transformaram em companhias desagradáveis para Zé Maranhão, do ponto de vista eleitoral. Do candidato a senador da chapa, o ex-governador apenas pôde se distanciar, fazendo campanha solo. Ao sobrinho, depois de luta interna na família, impôs o sacrifício da desistência.

A decisão de Zé Maranhão, que terminou derrotado naquelas eleições, deixou feridas em casa. Wilma Maranhão, irmã do ex-governador, não digeriu o episódio. Prefeita de Araruna, ela deflagrou resistência discreta à possibilidade de Zé, de novo, escantear o sobrinho, dessa vez para ficar com seu lugar.

O primeiro sinal de que Wilma não anda contente com o irmão foi dado há uma semana. Em Guarabira, onde o PMDB realizava encontro regional, ela não deu as caras. Agora, Araruna, onde o comando político é mais dela do que do irmão, saiu da rota do PMDB. Lá, estava programado o próximo seminário do partido, que teve de ser transferido para Catolé do Rocha.

Em Araruna, Zé Maranhão só desembarca com o seu PMDB quando der garantias de que não cobiça o posto de Benjamin. Como não tem certeza de que possa atender à exigência, Maranhão hesita, e, no máximo, dá pistas de que seu alvo é outro, o Senado. Ele iniciou a semana afirmando que seu nome é o melhor nas pesquisas para o cargo. Se levar a sério, terá outra reação pela frente, a de Manoel Júnior, que já gritou publicamente de que quer disputar.

Fonte: blogdocelioalves