4 grandes tendências de tecnologia na educação para 2016

16/02/2016 15:50

O mundo mudou muito nos últimos anos, e as escolas devem acompanhar este processo. Pensando nisso, o Grande Encontro de Educação, realizado pela revista Educação em São Paulo nesta semana, trouxe um painel sobre as grandes tendências de tecnologia no setor. Para debater o assunto, foram chamados Renato Júdice, do Colégio Elvira Brandão, Ricardo Santos, da Cisco, e Diego Volpe, da Intel.

Confira quatro tendências apontadas no encontro:

1 - Trazer seu próprio aparelho
Laboratórios equipados com centenas de tablets não serão uma realidade no futuro, segundo os especialistas. Os alunos poderão levar seu próprio celular ou tablet para a escola. Assim, é importante que o ambiente esteja preparado com uma boa conectividade wi-fi. Renato Júdice também lembra que é importante coragem para autorizar o uso do celular e, junto com os alunos, definir regras para seu uso;

2 - Vídeo e colaboração
É cada vez mais comum não só o consumo de vídeos em sala de aula, mas a produção de conteúdo audiovisual pelos alunos e professores. A linguagem pode ser uma alternativa para os estudantes apresentarem o conteúdo apreendido em determinada matéria, por exemplo;

3 - Segurança 
O debate sobre a segurança dos dados na internet está cada dia mais presente. Casos no Brasil já mostraram que a informatização dos processos da escola deve vir acompanhada de cuidado redobrado para que arquivos e informações não saiam do controle.

4 - Internet das coisas
Crescentemente, os objetos do nosso dia a dia terão conectividade à internet e fornecerão possibilidade de aprendizagem. Segundo os debatedores, esta realidade pode parecer distante, mas a internet das coisas já está sendo usada a favor da educação na Europa. Esta tendência pode ser incorporada a projetos que sejam realizados em espaços maker, por exemplo.

 

 

 

http://revistaeducacao.com.br/